AMÉRICA PLATINA

10/08/2015 20:31

AMÉRICA PLATINA

A América Platina é formada pela Argentina, Uruguai e Paraguai, esses três países formam a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Os primeiros colonizadores acreditavam, que encontrariam muitos metais preciosos na região, em especial prata, e os rios da região seriam utilizados para escoar a produção mineral, por isso os rios dessa parte da América do Sul, foram chamados de rios da Bacia Platina. 

Ocupando uma área de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados, a América Platina é uma região da América do Sul formada por três nações: Argentina (2,7 milhões de km²), Paraguai (406,7 mil km²) e Uruguai (177,4 mil km²). Esses três países são banhados pelos principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Prata – Paraná, Paraguai e Uruguai.

O vínculo entre esses países é desde o período colonial, pois já participaram de uma mesma administração política. Além desse aspecto, essas três nações possuem outras características em comum: são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata, o idioma oficial (espanhol). Também existem semelhanças nos aspectos humanos e culturais.

Com extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, a América Platina corresponde a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. A oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. O clima varia de acordo com cada região.
No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. Os principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai, formando a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.

Esses três países somam, aproximadamente, 50,5 milhões de habitantes, sendo a Argentina, o país mais populoso – com 40,6 milhões. A maioria da população da América Platina, especialmente da Argentina e do Uruguai, é branca e de origem europeia. Tal fato se explica em virtude do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para esses dois países no final do século XIX e início do século XX. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios.

A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, principalmente algodão e soja.

O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, têxtil, eletroeletrônico, etc. Outros destaques são o turismo, a mineração e a produção de vinho, em especial na Argentina e Uruguai.
A Argentina é a nação mais industrializada da América Platina. A indústria concentra-se em Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Montevidéu, capital do Uruguai, abriga a maioria das indústrias no país, cujo setor se baseia na produção alimentícia e têxtil.
O Paraguai apresenta uma industrialização muito limitada, apoiando-se por excelência na produção alimentícia.
Com o intuito de maximizar as relações econômicas entre os países da América Platina, o Brasil e a Venezuela, foi criado o Mercosul (Mercado Comum do Sul), considerado o maior bloco econômico da América do Sul. A formação desse bloco proporcionou um maior fluxo de importações e exportações entre os cinco países membros.
No aspecto social, Argentina e Uruguai apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,775 e 0,765, respectivamente. O Paraguai, por sua vez, detém IDH médio: 0,640.

Argentina
 
Área: 2.766.889 km².
População: 40.276.376 habitantes
População urbana: 92%
Densidade demográfica: 14,5 hab./km².
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso argentino
Capital: Buenos Aires
Expectativa de vida: 75 anos
IDH: 0,775
PIB: 328,4 bilhões de dólares.

Paraguai

Área: 406.752 km².
População: 6.348.917 habitantes
População urbana: 61%
Densidade demográfica: 15,6 hab./km².
Idioma: Espanhol e Guarani
Moeda: Guarani
Capital: Assunção
Expectativa de vida: 71,5 anos
IDH: 0,640
PIB: 16 bilhões de dólares

Uruguai 

Área: 177.414 km².
População: 3.360.854 habitantes
População urbana: 92,5%
Densidade demográfica: 19 hab./km².
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Capital: Montevidéu
Expectativa de vida: 76 anos
IDH: 0,765
PIB: 32,2 bilhões de dólares.

Fonte: Wagner de Cerqueira e Francisco