Ásia

15/03/2016 13:39

continente asiático é o maior e mais populoso continente do mundo. São 4,3 bilhões de habitantes distribuídos em 44.479.000 km² e 50 países, apresentando, também, as maiores densidades demográficas (número de habitantes por km²) do planeta. É banhado por três oceanos: a leste pelo Pacífico, ao norte pelo Glacial Ártico e ao Sul pelo Índico. Em sua porção oeste, além de fazer fronteira com a Europa, é delimitado também pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.

O continente asiático possui um relevo variado. Curiosamente, possui o ponto mais alto e o ponto mais baixo da Terra, que são, respectivamente, o Monte Everest (8.848m acima do nível do mar) e o Mar Morto (392m abaixo do nível do mar).


Monte Everest, localizado no Nepal, ao norte da Índia

O Everest, na verdade, faz parte de uma cadeia de montanhas denominada porCordilheira do Himalaia, fruto do choque entre duas placas tectônicas. Existem também outros agrupamentos de relevo do mesmo tipo, como os Montes Urais, os Montes Zagros e vários outros. Além disso, há alguns planaltos e vários desertos, sendo o maior deles o Deserto de Gobi, na China.

Os climas predominantes são o siberiano, o mediterrâneo, o desértico e o de monções. Esse último ocorre no litoral da Índia e acontece em virtude das diferenças de pressão atmosférica entre a parte continental e a parte oceânica próxima ao continente, ocasionando fortes chuvas e fortes secas alternadamente durante o ano.

Economicamente, os principais países da Ásia são o Japão e a China. Essa última, juntamente à Índia, é o país que vem registrando os maiores índices de crescimento do mundo. A Rússia também exerce um papel importante não só no plano econômico, mas também no plano político, graças ao fato de esse país ser o principal herdeiro da extinta União Soviética, herdando dela boa parte de seu arsenal nuclear.

Apesar disso, o principal ponto de tensão político-militar no continente é a região do Oriente Médio, onde as disputas territoriais entre nações e a cobiça por parte de vários países pelo Petróleo (abundante na região) vêm gerando vários conflitos ao longo dos últimos anos. Outro ponto de tensão é entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

A partir dessas caraterísticas gerais, podemos notar que a Ásia é, verdadeiramente, o continente dos contrastes, tanto no clima, quanto no relevo, nos costumes, nas religiões e nas etnias.


Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia