ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO, PAÍS

08/03/2016 14:24

Estado, nação, território e país

Estado, nação, território e país são conceitos chave da geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada um desses termos alude a conceitos distintos, muito importantes para entender o mundo atual.

O mapa do mundo

O atual mapa do mundo representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre território, estado e nação. O mapa não é algo imutável, pois a qualquer momento podem surgir novos países, exemplo: (Sudão do Sul), e outros podem ser extintos ou reorganizados, como a ex- URSS.

Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão do território por outros países, e essa luta por autonomia pode levar à criação de novos países.

O Estado

O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), coloca-las em prática (poder executivo) e empreender a justiça (poder judiciário). Além disso, o Estado precisa contar com forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem interna.

Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca soberania, ou seja, ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele.

Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte – irlandesa).

A nação

O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.

Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos na China e os Curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.

O território

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc, ou artificiais, traçadas sem se considerar esses elementos naturais.

O território de um país é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.

O país

Podemos definir o país como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição (Constituição é a lei maior que rege um país).