Europa

15/03/2016 13:57

A Europa é um continente que faz fronteira com a Ásia, a leste; é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, ao Norte; pelo Atlântico, a Oeste; e pelos mares Mediterrâneo e Negro ao Sul, fazendo fronteira com o Oriente Médio através do Estreito de Bósforo (confira o mapa). Localiza-se totalmente no Hemisfério Norte do planeta e, ao mesmo tempo, nos Hemisférios Ocidental e Oriental. Por estar geograficamente “colada” com a Ásia, muitos se referem a esse bloco continental como Eurásia.

Durante muitos anos (desde o século XVI), a Europa foi considerada como o principal centro econômico e científico do mundo, perdendo esse posto durante o século XX. Na verdade, essa liderança não pertencia ao continente europeu como um todo, mas sim a algumas potências econômicas da região, com destaque para a Inglaterra e a França.

Apesar da relativa baixa desses países em face de economias como a dos Estados Unidos e a da China, a Europa possui o maior e mais poderoso bloco econômico do mundo, a União Europeia. Esse bloco diferencia-se dos demais por ser o único a garantir a livre circulação de bens, mercadorias e pessoas, além de ter uma moeda própria: o euro, adotada por quase todos os países-membros.

Se observarmos atentamente o mapa ao lado, poderemos ver que a Europa mais parece uma “colcha de retalhos”, pois ela possui um grande número de países em um pequeno espaço. No total, são 50 países espremidos em cerca de 10.500.00 km², algo pouco maior que o território brasileiro.

Isso se deve às constantes guerras e disputas políticas que ocorreram nessa região ao longo da história, em que as inúmeras etnias existentes buscaram por suas independências e construíram os seus respectivos Estados Nacionais. Apesar disso, ainda existem muitos povos cuja nação não possui pátria, como o povo catalão, cujo território pertence à Espanha.

O relevo da Europa é predominantemente de planície e pouco acidentado. Mas em alguns locais existem algumas cadeias de montanhas, como os Alpes. O clima é predominantemente temperado continental e oceânico.

 

 


Região dos Alpes, na Suíça

A Europa é considerada importante por ter sido a responsável por colonizar a maior parte do mundo restante. Foi nesse continente que surgiu a maioria dos nossos costumes, uma vez que, ao colonizar e invadir outros territórios, os europeus impuseram o seu tipo de civilização. Apesar de ser considerada a cientificamente mais avançada (a ciência moderna também surgiu na Europa), foi nesse continente que as maiores guerras da história da humanidade ocorreram.

VEJA TAMBÉM: Miniestados Europeus, População Europeia, Povos Europeus, Eurotúnel
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia