EUROTÚNEL

30/07/2015 14:29

EUROTÚNEL

O Eurotúnel é um túnel submarino que proporciona o acesso entre a França e a Inglaterra.

Considerado pela Sociedade Americana dos Engenheiros Civis uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Eurotúnel é um dos mais grandiosos projetos de infraestrutura do continente europeu.

O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino com 50,5 quilômetros de extensão, cuja ferrovia proporciona acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha. A viagem tem duração de 35 minutos, com velocidade média de 160 quilômetros por hora, a um custo médio de 30 euros por carro, incluindo seus passageiros.

Essa obra é composta por três túneis localizados entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar. Dois dos seus túneis são utilizados para o transporte de carros, caminhões e passageiros, que, durante o percurso, ficam acomodados nos vagões do trem Eurostar. O outro túnel é destinado para ventilação.

Com 50,5 quilômetros de extensão, sendo 37 quilômetros sob o Canal da Mancha, o Eurotúnel é considerado, atualmente, o segundo maior túnel ferroviário do mundo, inferior apenas ao túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

Inaugurado em 06 de maio de 1994, o Eurotúnel foi financiado por franceses e britânicos, com custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares. Essa construção é muito importante para a circulação de pessoas e serviços na região (o Eurotúnel recebe mais de sete milhões de passageiros por ano), fortalecendo a economia das duas nações.

Com furadeiras gigantes que escavaram a terra abaixo do leito marítimo. o túnel liga Folkestone, no sul da Inglaterra, a Coquelles, no norte da França, passando por baixo do Canal da Mancha. Possui 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 estão abaixo do mar - seu ponto mais baixo fica a 75 m de profundidade. A megaobra empregou 13 mil trabalhadores e levou seis anos para ficar pronta - tempo relativamente curto para um trabalho tão grande. O projeto já era pensado desde 1802, quando o engenheiro francês Albert Mathieu propôs a construção de um túnel para carruagens com uma ilha no meio para troca dos animais. A ideia de uma ligação entre os países foi descartada pela Inglaterra na época, que temia ficar vulnerável à invasão de inimigos.

 

Mesmo com reforço na segurança, migrantes tentam atravessar Eurotúnel

Migrantes desesperados para chegar ao Reino Unido em busca de uma vida melhor ainda tentam atravessar o Eurotúnel por Calais, no Norte da França. Trinta e sete mil migrantes foram interceptados no Eurotúnel, desde janeiro de 2015. Somente no dia 28.07.2015, mais de 2000 imigrantes ilegais tentaram entrar no Eurotúnel, na parte francesa. 

“Há um enxame de pessoas vindo pelo Mediterrâneo em busca de uma vida melhor, querendo vir para a Grã-Bretanha, pois temos bons empregos, somos uma economia em ascensão, um lugar incrível para se viver. Mas precisamos proteger nossas barreiras e, de mãos dadas com o governo francês, é isso que estamos fazendo”, disse o primeiro ministro britânico David Cameron.

 

O Eurotúnel transporta não só Passageiros Como também seus Veículos.   Os trens funcionam 24 horas e operam Entre Calais e Folkestone.Há Dois Trens por hora Entre 06h00 e 00h00, e um trem por hora entre 00h00e 06h00. O Eurotúnel opera uma frota de 25 trens para o transporte de carros, ônibus e caminhões, além de seus motoristas e passageiros. Para o transporte exclusivo de passageiros, são quatro saídas por hora.