MINIESTADOS EUROPEUS

01/07/2015 13:48

Com extensão territorial de 10.365.456 quilômetros quadrados, a Europa é o segundo menor continente, superando apenas a Oceania (8,5 milhões de km²). O continente europeu abriga 50 países, que apresentam dimensões bem variadas, como o maior país do mundo (Rússia) e o menor (Vaticano). Muitos países desse continente possuem área inferior a vários estados do Brasil. Algumas dessas nações são denominadas miniestados, pois apresentam pequenas extensões territoriais e reduzidos contingentes populacional. Na Europa Ocidental estão localizadas seis nações (Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Liechtenstein e Vaticano), cujas dimensões são inferiores às de várias cidades brasileiras.

O Vaticano, por exemplo, é o menor país do mundo, cuja área é de apenas 0,44 km². Andorra, o maior desses miniestados, possui extensão territorial de 470 km², correspondendo a menos de um terço da cidade de São Paulo (1.523 km²). Uma característica comum entre esses países é o superpovoamento, apresentando as mais altas densidades demográficas (população relativa) do planeta.

Apesar de possuírem reduzida área, esses países detêm alto índice de desenvolvimento econômico e social. Os habitantes desses pequenos países da Europa desfrutam de excelente padrão de vida.

O turismo é bastante intenso nessas nações, em especial no Vaticano (sede da Igreja Católica Apostólica Romana), Andorra (estações de esqui), Mônaco e San Marino. Liechtenstein se destaca pela atividade industrial; Malta, por sua vez, tem a economia baseada no setor industrial e nos serviços financeiros.

Características dos Miniestados europeus:

- Vaticano - Capital: Cidade do Vaticano
Com área de 0,44 km², o Vaticano é o menor país do planeta. Sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa, um quarteirão murado, essa nação está situada na porção norte da cidade de Roma, capital da Itália. Sua população é de apenas 826 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 1.877 hab/km². O turismo é a principal fonte de receitas.

Composição étnica: têm cidadania vaticana os membros da Igreja que, por suas funções, devam ali residir. A maioria dos funcionários estáveis são italianos, um número considerável é suíço e o restante originário de diversos países. 
Religião: Catolicismo (100%). 
Idiomas: Latim (oficial), embora o italiano também seja muito comum. 


- Mônaco - Capital: Cidade de Mônaco
Localizado na França, um enorme bairro, à beira do Mar Mediterrâneo e aos pés dos Alpes, na França, próximo da fronteira com a Itália, Mônaco, com 2 quilômetros quadrados, é o segundo menor país do mundo. Seu contingente populacional é de aproximadamente 32.020 habitantes e a densidade demográfica é de 16.010 hab/km². Apenas 16% dos habitantes são monegascos. Os demais são franceses (47%), italinos (16%) e outros (21%). A sua língua oficial é o francês, mas também são falados o dialeto monegasco, italiano e inglês. A economia nacional se baseia nas atividades financeiras  (há um banco para cada 600 monegascos), e no turismo. A religião predominante é o catolicismo, mas também há anglicanos, judeus e protestantes.


- San Marino - Capital: San Marino
Possui extensão territorial de 61 quilômetros quadrados, formado por pequenas vilas medievais, abrigando 31.359 pessoas. Esse pequeno país está situado entre as províncias da Emilia-Romana e Marcas, no centro da Itália, área rural. As indústrias de produtos eletrônicos, os serviços financeiros e o turismo são as principais fontes de receitas. Não possui exército, e seus impostos são os menores do mundo. Esse miniestado europeu é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, fundado no ano de 301. Composição étnica: samarinenses, italianos e outros 

Religião: Catolicismo. 
Idiomas: italiano (oficial) e dialeto emiliano-romanholo


- Liechtenstein - Capital: Vaduz
Seu território, cuja extensão é de 160 km², localiza-se nos Alpes Centrais, entre a Áustria e a Suíça, um principado formado por castelos e vilas medievais. Essa nação possui 35.010 habitantes, sendo a densidade demográfica de 218,8 habitantes por quilômetro quadrado. Liechtenstein apresenta uma economia extremamente desenvolvida, impulsionada pelas indústrias de próteses dentárias, têxtil, farmacêutica, além do turismo. Por ser um micro-estado, considerado um dos mais ricos do mundo, e que é constantemente citado como um local onde a prática de lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é frequente. 1/3 de sua população é nascida no estrangeiro, principalmente alemães, portugueses, suíços e austríacos. 

O idioma oficial do país é o alemão, apesar da maioria falar um dialeto médio-germânico. Outros idiomas falados no país são o português e o austríaco usados pelos emigrantes e descendentes. Grupos étnicos: Alemães 85,9%, italianos, turcos e outros 14,1%;

- Malta - Capital: La Valleta
Com área de 316 km², a ilha de Malta ocupa uma região entre a Itália e a Tunísia, próximo a Sicilia, no Mar Mediterrâneo. É um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas. Seu contingente populacional é de 408.712 habitantes e a densidade demográfica é de 1.293 hab/km². O turismo é uma importante fonte de receitas, porém o maior destaque é o setor industrial, que atua nos segmentos de produtos eletrônicos, alimentício, naval, têxtil, etc. Malta foi uma base naval britânica, que por isso cobrava do Reino Unido altas taxas pela utilização, em seu território, de portos e instalações militares. Após o fim da Guerra Fria essas instalações militares entraram em declínio, fazendo com que a renda de Malta diminuísse. A partir de 2004, Malta ingressou na União Europeia. 


- Andorra - Capital: Andorra a Velha
Com extensão territorial de 453 quilômetros quadrados, Andorra é o maior miniestado europeu. Seu território é habitado por 82,1 mil pessoas, sendo a densidade demográfica de 181,4 hab/km². A economia se baseia no turismo (o país recebe mais de três milhões de visitantes por ano) e nas transações financeiras. Localização: nos Pirineus, entre a França e a Espanha.
Características: possui estreitos vales e gargantas; cercados por altas montanhas, a quase 3 mil metros, - antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal.

Grupos Étnicos: espanhóis: 42,8% andorranos: 21,7% portugueses: 10,7% franceses: 6,7% outros: 18,1% 

Religião: católicos: 86,6% outros: 13,4% 
 

Bandeiras:

Andorra 

 

 

 

 

Malta

Liechtenstein

San Marino

Mônaco

Vaticano