Oceania

15/03/2016 13:59

Oceania é um continente localizado ao sudeste da Ásia, banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. É o menor dentre os continentes, o mais isolado e, por isso, o último a ser descoberto e conquistado pelos europeus, sendo por isso chamado de “novíssimo mundo”.

A maior parte de suas terras, cerca de 94%, é território da Austrália, sendo a única porção de terras de dimensões continentais desse local. Os outros 6% estão divididos em milhares e milhares de ilhas. No total, são 14 países e 38 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.480.000 km².

A Austrália, além de ser o maior país em dimensões territoriais, é também o mais desenvolvido econômico e socialmente, possuindo o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano do planeta. Sidney, é a maior, mais populosa e mais desenvolvida cidade do continente. Por essas razões, muitas pessoas o denominam por Australásia.


Sidney, a capital da Austrália, sede dos Jogos Olímpicos de 2000

A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em MelanésiaMicronésia ePolinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”. Observe o mapa abaixo para conferir essa divisão:


Divisão regional da Oceania

O continente é considerado de formação geológica recente, de forma que grande parte do seu relevo é de origem vulcânica e sofreu em menor escala as ações dos agentes externos de transformação do solo e das rochas. Por se encontrar no limite entre duas placas tectônicas, inúmeras regiões apresentam registros de terremotos.

Por se tratar de um conjunto de ilhas, a maioria dos animais da Oceania é endêmica, ou seja, só existem nesse lugar do mundo, sendo, por isso, ameaçados constantemente de extinção. Dentre eles, podemos destacar o Canguru e o Demônio da Tasmânia.

A maioria das ilhas e locais que fazem parte desse continente é de grande beleza, com paisagens verdadeiramente exuberantes. Não por acaso, a principal atividade econômica da maioria desses países é o turismo. Outras atividades importantes são a pesca e a agricultura.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia