POPULAÇÃO MUNDIAL

10/06/2015 18:58

A POPULAÇÃO MUNDIAL

Segundo estimativas do Censo dos Estados Unidos (U.S Census Bureau), a população humana, cerca de 10 mil anos a.C. seria de aproximadamente 4 milhões de pessoas. Até o início da Era Cristã, ela estaria em torno de 250 a 285 milhões de habitantes. No século XVI, após epidemias na Europa e o flagelo de populações nativas do continente americano, a população mundial teria atingido 450 milhões de pessoas.

A partir do século XIX, quando o mundo passou a conhecer uma série se inovações tecnológicas e uma nascente vida urbana, o aumento populacional adquiriu proporções em escala nunca vista antes. Em 1850m contabilizava-se 1,1 bilhão de habitantes, subindo para 1,6 bilhão em 1900.

O século XX foi o período em que a humanidade conheceu novos medicamentos, como os antibióticos e a vacina contra a poliomielite, e os avanços nos sistemas produtivos, nos meios de transporte e comunicações e nas tecnologias de saneamento básico. O progressivo desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, que ampliou a produção alimentar, também possibilitou o crescimento demográfico das populações ao longo do tempo.

Assim, a população mundial chegou a 2,5 bilhões em 1950, 3 bilhões em 1965 e 6 bilhões no fim da década de 1990. A segunda década do século XXI inicia-se com uma população na casa dos 7 bilhões de habitantes.